unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/06/24

Transpetro mira novos negócios e prevê lançar 4 navios esse ano

Presidente da companhia, Sérgio Bacci planeja aumentar os contratos com empresas fora da Petrobras e lançar edital para quatro navios esse ano, dentro da perspectiva de construção de 25 novos petroleiros

Há pouco mais de um ano no cargo, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, quer trazer o protagonismo empresarial e social de volta para a empresa. Em entrevista à Brasil Energia, Bacci destacou os 100 contratos assinados no ano passado, num valor de R$ 500 milhões, dos quais apenas dois com a Petrobras. “É a Transpetro abrindo para o mercado. A gente não está atendendo mais só a Petrobras, estamos buscando outras parcerias e o fruto desse trabalho também se mostrou no resultado da companhia”, disse ele, referindo-se ao lucro de R$ 498 milhões apurados em 2023, o maior dos 25 anos da Transpetro, segundo ele.

O plano de expansão da empresa inclui 25 novos navios – quatro para lançar esse ano e oito já em estudo -, mas ainda precisa ser renegociado com a nova gestão da Petrobras. Bacci diz que pretende ter ao menos os contratos assinados até o fim da sua gestão, em 2026, e prevê também investimentos em terminais e na modernização da malha de dutos.

A descarbonização das atividades faz parte do plano. Nos terminais, novas usinas fotovoltaicas devem ser instaladas, a exemplo da recém-inaugurada no terminal de Guarulhos, primeiro ativo da Petrobras totalmente abastecido por energia solar. Nos navios, a frota atual já está sendo adaptada com equipamentos para reduzir emissões e os novos já serão “mais verdes”, como definiu Bacci.

O protagonismo social tem sido alcançado com iniciativas como o Programa Transformar, parceria da Transpetro com o Senai e prefeituras para capacitação profissional. Um convênio já foi assinado com a Prefeitura de São Sebastião, no litoral de São Paulo, e em maio outro foi fechado com a Prefeitura de Madre de Deus, na Bahia. “O programa consiste em oferecer cursos de formação profissional para pessoas que vivem no entorno dos nossos terminais, para que tenham uma profissão e possam ser aproveitados, tanto por nossos fornecedores, como em outras empresas que tenham oportunidade”, completou o presidente.    

A Transpetro possui frota de 35 navios, dos quais 26 próprios, 27 terminais aquaviários e 21 terrestres, além de operar 7.768 km de oleodutos e 625 km de gasodutos.

Fonte: Revista Brasil Energia