No segundo dia de conferências na Niterói Naval Offshore (NNO) os principais temas debatidos foram as dificuldades na logística de apoio ao pré-sal. De acordo com o gerente executivo da Transpetro, Paulo Pechiná, são dois os componentes a serem considerados: a variação da profundidade da camada pré-sal e a distância da costa. Assim, estão sendo pensadas soluções que diminuam a complexidade das operações.
LOGÍSTICA Basicamente, de acordo com o executivo, as respostas para a Transpetro passam pela utilização de hubs, tanto para o diesel usado nas plataformas, quanto para fluidos e, até mesmo, para passageiros. A empresa está tendo que repensar todo o seu modal logístico, seja ele de oleodutos, gasodutos, embarcações offshore, de navios de pessoas. Toda a logística para suprir essa produção a uma distância tão grande da costa, explicou Pechiná.
HUB Com relação ao hub de passageiros, tratado como novidade pelo executivo, a equação seria diminuir o tempo de viagem dos profissionais em regime de embarque. Segundo Pechiná, essa conta tem início assim que os funcionários saem da base terrestre. Isso foi pensado para que nós pudéssemos levar as pessoas para esse ponto com embarcação de porte grande ou médio e distribuí-las para as plataformas por helicóptero, diz.
TERMINAL Outro ponto destacado no novo desenho logístico da Transpetro é a implantação de um terminal oceânico.
A ideia se resume, basicamente, a um navio tanque – chamado de FSO – ligado a um sistema de monoboias, onde embarcações podem se conectar, receber petróleo ou carregar o produto. Vamos ter um terminal a 90, 100 km da costa, porque vários óleos que vão sair da produção vao ter como destino a exportação.
Se tivermos que trazer até a costa será preciso uma frota que consiga tender a logística a tempo. Uma posição intermediária precisa de frota de supply menor.
De acordo com o gerente da subsidiária de logística da Petrobras, em 2020, o país irá produzir uma ordem superior a 6 milhões de barris por dia. No entanto, mesmo com todo o novo parque de refino será preciso exportar um pouco mais de 2 milhões de barris dia.