unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/02/11

Transportadoras prevêem capacidade limitada

Escassez de equipamentos pode ocorrer durante alta temporada.

Segundo estimativa da TSA (Transpacific Stabilization Agreement) – entidade que reúne 15 dos principais operadores marítimos no trade entre Ásia e EUA -, o segmento pode sofrer com escassez de recipientes e espaco limitado durante o perãodo de alta temporada neste ano.

O volume de contêineres nas rotas do Pacífico no sentido leste tiveram sólida recuperação no ano anterior, em virtude da recuperação econômica norte-americana e a diminuição dos efeitos da recessão global. O montante escoado no sentido leste em 2010 cresceu 15% sobre 2009, segundo a TSA.

A associação prevê um incremento de 7% a 8% nos volumes para o Pacífico leste em 2011. A capacidade de embarcações na rota eve apresentar alta 8,8% neste ano, o que deve deixar oferta e demanda ligeiramente equilibradas, de acordo com a TSA.

Por sua vez, a disponibilidade de recipientes pode apresentar problemas neste ano, assim como ocorreu em 2010. Segundo a TSA, as fabricantes de contêineres na China estão operando na metade do ritmo de produção anunciado em 2008. Estima-se que aproximadamente 3 milhões de novas unidades sejam produzidas até o final de 2011.