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Clippings - 23/09/09

Transportadores culpam falta de fiscalização e dépots

A falta de atuação dos órgãos públicos no Porto de Santos ainda é a grande vilí para não haver um volume significativo de entregas e de retiradas de cargas nos terminais durante a noite, avaliam representantes da cadeia de transporte rodoviário. Os terminais retroportuários de contêineres vazios, os dépots, também são responsabilizados por este setor.

Para o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomosda Baixada Santista (Sindicam), José Luiz Ribeiro Gonçalves, a demanda noturna existe. O que não existe são os órgãos para fazer a liberação das cargas. Essa situação leva ao tomador do serviço requisitar sua categoria apenas durante o dia. Se tiver que trabalhar à noite ou na madrugada, o caminhoneiro se adequa.

Gonçalves apontou a ausência de fiscais no Porto como o principal fator para não haver uma melhor distribuição das movimentações durante o dia. Se um erro na documentação é detectado durante a operação, toda a cadeia para porque tem que esperar o despachante fazer a correção. Só que os órgãos não estão abertos. Então, a retirada fica para o outro dia, salientou o sindicalista.

VAZIOS

Os terminais de contêineres vazios são outro motivo para a concentração da movimentação de caminhões durante o horário comercial, segundo Gonçalves. Para ele, enquanto o caminhoneiro ficar 14 horas por dia preso na operação dos terminais de vazios, não vai adiantar qualquer ação.

O trabalho todo é em prol do transporte do contêiner cheio, mas se o sistema para o vazio não funciona, interrompe todo o círculo, disse. Para o sindicalista, ao retirar um contêiner vazio no Porto, o caminhoneiro se dirige para os dépots, dedicados especialmente aos cofres vazios, para fazer a entrega, mas pode ter que engrossar uma fila até de manhí para poder entregar.

O presidente do Sindicato dasEmpresasdeTransporteComercial de Cargas do Litoral Paulista (Sindisan), Marcelo MarquesdaRocha,reforçou,assim como vem fazendo há pelo menos um ano, que os dépots devem funcionar 24 horas, para que os caminhões possam completar o ciclo entre o Porto e os terminais retroportuários. Hoje, o caminhão ficaociosopor causado vazio.

A Tribuna procurou ontem representantes da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres para comentar o caso, mas não os encontrou.