Embarcações atenderão às operações de transbordo de petróleo no T-Oil, o terminal privado da Vast, aumentando eficiência com manobras simultâneas

O Porto do Açu recebeu três novos rebocadores da Wilson Sons, que serão incorporados à frota da empresa no complexo portuário para atendimento às operações de transbordo de petróleo no T-Oil. Atualmente, todos os rebocadores da empresa que atuam no terminal, incluindo três do ciclo recente de embarcações sustentáveis, estão aptos a atender às atividades. No total, há oito rebocadores em atividade no Porto do Açu.
Em novembro de 2024, a Wilson Sons anunciou a construção de três rebocadores com tecnologia mais sustentável e grande potência. As entregas estão previstas para novembro de 2025, março e junho de 2026.
Segundo a Vast, os novos rebocadores deverão aumentar a eficiência dos serviços e garantir mais operações realizadas por mês no T-Oil. As embarcações permitirão que os intervalos das operações sejam menores e que sejam feitas manobras simultâneas.
A Vast é proprietária do único terminal privado no Brasil para transbordo de petróleo com capacidade para operar navios da classe VLCC (Very Large Crude Carrier). O T-Oil está localizado próximo aos principais campos de petróleo das bacias de Campos e de Santos e é licenciado para movimentar até 1,2 milhão de bpd.
Fonte: Revista Brasil Energia