unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 30/11/22

Três propostas para o Parque das Conchas

A Shell e a QPI receberam as propostas não-firmes do teaser de venda de suas participações no projeto de Parque de Conchas, complexo de águas profundas localizado na Bacia de Campos. Segundo apuração do PetróleoHoje, as duas petroleiras receberam três ofertas, apresentadas pela Enauta, Karoon e PRIO.

O Bank of American, que coordena o processo para as duas companhias, vem fazendo os primeiros contatos com os proponentes. Os road shows de acesso aos dados do projeto deverão ser iniciados na próxima semana.

As propostas não-firmes foram recebidas no dia 11 de novembro. O projeto do Parque das Conchas contempla os campos de Abalone, Ostra e Argonauta. 

road show será realizado de forma virtual. A Shell e a QPI  disponibilizaram, até o momento, apenas dados básicos do ativo.

Não há confirmação sobre os valores apresentados nas propostas não-firmes. A expectativa de valores da ordem de US$ 1,5 bilhão se mantém no mercado. 

A Shell e a QPI  estão disponibilizando, juntas, 73% do Parque das Conchas e mais a posição de operadora do projeto. Responsável pela operação do projeto, a Shell possui participação de 50%, enquanto a QPI detém 23%. Os outros 27% pertencem à ONGC, que integra o consórcio, mas não deixará o projeto.

Os proponentes terão pouco mais de um mês para avaliar os dados técnicos do projeto e elaborar as propostas firmes. A entrega das ofertas finais terá que ser realizada na segunda semana de janeiro de 2023.

Em operação desde 2009, o Parque das Baleias está produzindo cerca de 40 mil bpd, através do FPSO Espírito Santo. O sistema de produção tem mais de 20 poços. 

O processo de venda do projeto do Parque das Conchas foi lançado em outubro. A descoberta do ativo ocorreu em 2005.

Fonte: Revista Brasil Energia