unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 09/09/09

Tribunal Marítimo conclui processo sobre colisão na Baía de Guanabara

O Tribunal Marítimo do Rio concluiu, em reunião realizada nesta terça (8), que o comandante da traineira Costa Azul foi o culpado na colisão entre a embarcação e o cargueiro Roko, na Baía de Guanabara, em 2006.

Oito pessoas que estavam na traineira morreram. Cinco eram mergulhadores que trabalhavam nas obras do emissário submarino da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

No dia da colisão, o Costa Azul, um barco de pequeno porte, navegava com 12 pessoas em direção a Jurujuba, em Niterói, quando foi atingido, por volta das 23h, pelo cargueiro de mais de 100 metros de comprimento, de bandeira das Bahamas.

“Infelizmente, o condutor do Costa Azul faleceu. Então, ficou muito bem delineado no processo que havia uma provável culpabilidade deste barco”, afirmou o juiz relator Everaldo Torres.

Recomendações
Durante a reunião, também foram analisados outros quase 20 acidentes e incidentes no litoral e em rios, lagos e lagoas de todo o país. As decisões são administrativas, mas, para o presidente do tribunal, o mais importante são as recomendações para evitar novos acidentes.

“Além da parte que é uma punição normalmente administrativa, ele pode concluir com uma recomendação contribuindo para a segurança da navegação”, ressalta o presidente do Tribunal Marítimo, Luiz Augusto Corrêa.