unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/01/24

TRSP solicita renovação de autorização emergencial para a Antaq

Foto: Divulgação Edge, do Grupo Compass

O Terminal de Regaseificação de GNL de São Paulo (TRSP) solicitou, em carta enviada à Antaq no último dia 17, a prorrogação, por mais 180 dias, da Autorização Especial e Emergencial para o comissionamento da Floating Storage and Regasification Unit (FSRU). Essa autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 22 de agosto de 2023, visando a realização dos testes de comissionamento do terminal de GNL.

De acordo com o TRSP, o referido prazo (180 dias) “não foi suficiente para a realização dos testes de comissionamento a quente”. O TRSP explica que está na fase final de implantação do terminal de regaseificação, executando testes a frio, “e adotando as medidas administrativas para a obtenção de todas as licenças e autorizações necessárias para o início de suas operações”, completou, segundo a carta.

Esse já é o segundo pedido de prorrogação da Autorização Especial e Emergencial, que foi emitida em fevereiro de 2023. O terminal, localizado no Porto de Santos (SP), possui uma capacidade de regaseificação de 14 milhões de m³/dia e capacidade de armazenamento de 173 mil m³ de GNL. O objetivo do projeto é reforçar o fornecimento de gás na Baixada Santista.

O TRSP faz parte da Edge, marca lançada pela Compass em novembro de 2023 com o objetivo de consolidar as atividades de marketing & serviços da Compass, que incluem, também, as operações de biometano; a operação de GNL B2B (small scale); a comercializadora de gás; e demais projetos de infraestrutura da companhia.

Fonte: Revista Brasil Energia