Superintendência de outorgas da Antaq aprovou inclusão do perfil de carga ao contrato de adesão do terminal Ponta do Ubu, firmado em 2014, para operação em Anchieta (ES)
A superintendência de outorgas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) habilitou o projeto da Samarco para inclusão de carga conteinerizada no perfil do terminal de uso privado (TUP) da empresa localizado em Anchieta, no Espírito Santo. A autorização atual do terminal marítimo Ponta do Ubu compreende a movimentação e armazenagem de granel sólido, granel líquido e carga geral. Após a aprovação na SOG, publicado nesta terça-feira (19), o processo seguirá para a fase de viabilidade locacional. O contrato de adesão foi firmado entre a Samarco Mineração e o poder concedente em 2014.
A habilitação ocorreu após instrumento convocatório, publicado no último dia 1º de outubro de 2024. Para esse tipo de requerimento, como pedidos de autorização para construção e exploração de instalação, os normativos da agência reguladora preveem prazo de até 30 dias — neste caso de 01/10/2024 a 01/11/2024). Como não houve manifestação de terceiros interessados, a empresa requerente foi a única interessada, dispensando processo seletivo, conforme determina a agência reguladora.
O terminal marítimo, também conhecido como Porto de Ubu, possui pátios de estocagem alfandegados para venda e recebimento de insumos, um píer principal com dois berços de atracação dedicados e um atracadouro para cargas diversas. A instalação, em águas abrigadas, tem capacidade de receber navios de até 210 mil toneladas e o seu carregador (shiploader) tem capacidade nominal de, aproximadamente, 12 mil toneladas por hora. A capacidade de embarque anual é da ordem de 30 milhões de toneladas.
Além do terminal, o complexo de Ubu abrange quatro usinas de pelotização e quatro estações de tratamento de água, a cerca de 80 km de Vitória. A unidade é responsável pelos processos que agregam valor ao minério de ferro, transformando-o em pelotas, e pelo embarque com destino ao cliente final. De acordo com a Samarco, as usinas 3 e 4, construídas no projeto Terceira Pelotização e no Projeto Quarta Pelotização (P4P), respectivamente, estão entre as maiores do mundo.
Fonte: Revista Portos e Navios