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Clippings - 21/11/24

TUP da Samarco obtém habilitação para carga conteinerizada

Superintendência de outorgas da Antaq aprovou inclusão do perfil de carga ao contrato de adesão do terminal Ponta do Ubu, firmado em 2014, para operação em Anchieta (ES)

A superintendência de outorgas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) habilitou o projeto da Samarco para inclusão de carga conteinerizada no perfil do terminal de uso privado (TUP) da empresa localizado em Anchieta, no Espírito Santo. A autorização atual do terminal marítimo Ponta do Ubu compreende a movimentação e armazenagem de granel sólido, granel líquido e carga geral. Após a aprovação na SOG, publicado nesta terça-feira (19), o processo seguirá para a fase de viabilidade locacional. O contrato de adesão foi firmado entre a Samarco Mineração e o poder concedente em 2014.

A habilitação ocorreu após instrumento convocatório, publicado no último dia 1º de outubro de 2024. Para esse tipo de requerimento, como pedidos de autorização para construção e exploração de instalação, os normativos da agência reguladora preveem prazo de até 30 dias — neste caso de 01/10/2024 a 01/11/2024). Como não houve manifestação de terceiros interessados, a empresa requerente foi a única interessada, dispensando processo seletivo, conforme determina a agência reguladora.

O terminal marítimo, também conhecido como Porto de Ubu, possui pátios de estocagem alfandegados para venda e recebimento de insumos, um píer principal com dois berços de atracação dedicados e um atracadouro para cargas diversas. A instalação, em águas abrigadas, tem capacidade de receber navios de até 210 mil toneladas e o seu carregador (shiploader) tem capacidade nominal de, aproximadamente, 12 mil toneladas por hora. A capacidade de embarque anual é da ordem de 30 milhões de toneladas.

Além do terminal, o complexo de Ubu abrange quatro usinas de pelotização e quatro estações de tratamento de água, a cerca de 80 km de Vitória. A unidade é responsável pelos processos que agregam valor ao minério de ferro, transformando-o em pelotas, e pelo embarque com destino ao cliente final. De acordo com a Samarco, as usinas 3 e 4, construídas no projeto Terceira Pelotização e no Projeto Quarta Pelotização (P4P), respectivamente, estão entre as maiores do mundo.

Fonte: Revista Portos e Navios