unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 26/12/22

Tupy amplia portfólio ao adquirir MWM e foca o setor marítimo

A Tupy S.A. multinacional brasileira dedicada ao desenvolvimento e fabricação de componentes estruturais para bens de capital, adquiriu em dezembro a MWM do Brasil pelo valor de R$ 855 milhões. A Tupy se especializou em componentes estruturais aplicados em transporte de carga, em todos os modais, máquinas agrícolas, infraestrutura e geração de energia. Já a MWM fabrica motores de terceiros sob contratos de manufatura, o que contempla usinagem, montagem, calibração, validação técnica e serviços de engenharia.

De acordo com Fernando de Rizzo, CEO da companhia, com a aquisição da MWM, a Tupy terá um novo posicionamento na indústria, inserindo-se em novos setores como o marítimo e o de reposição. Juntas, as empresas vão oferecer soluções completas de fundição, usinagem, montagem, validação técnica e atividades de engenharia associadas.

“Ampliam-se também as oportunidades geradas pela economia de baixo carbono, com a oferta de soluções tanto no transporte de baixo carbono quanto na geração de energia no campo”, destaca o CEO.

Rizzo destaca que o segmento marítimo possui um potencial extraordinário, com uma demanda reprimida, devido a novos projetos e também à necessidade de renovação da frota marítima de trabalho. O CEO ainda ressalta que com a aprovação da BR do Mar, projeto de lei que regulamenta e fomenta o transporte marítimo de cabotagem no Brasil, haverá demanda por motores e geradores.

Nos últimos 10 anos, as demandas por motores no mercado marítimo brasileiro ficaram bastante disputadas, com poucos pedidos para a quantidade de empresas desse mercado. A Tupy vem foca em diversificar o seu portfólio, contemplando propulsão integrada, geração de energia, linha de rabetas exclusivas, displays, manetes, joysticks, além das linhas de peças de reposição para o segmento náutico de lazer e trabalho.

Segundo Rizzo, a Tupy tem ficado atenta às regionalidades e necessidades do mercado, desenvolvendo produtos e soluções que superem as expectativas de cada parceiro, seja para o segmento de lazer ou de trabalho. A companhia evidencia os geradores com faixa de potência que variam entre 5 e 192 KW. Os geradores marítimos de 5 a 38 KM são exclusivamente voltados ao mercado de embarcações de lazer como: iates, barcos de pesca esportiva e iates de luxo. Já os maiores, acima de 40 KM, são destinados ao segmento de embarcações de trabalho e serviços, entre eles: embarcações de transporte de passageiros, cargas e apoio portuário.

“Nosso compromisso é pautado em oferecer a solução completa integrada, com parcerias renomadas no mercado, garantindo aos nossos clientes o melhor em produtos e serviços, e seguir como referência quando o assunto é propulsão, geração de energia e peças de reposição no Brasil e no mundo”, diz o CEO.

Atualmente, a companhia tem parcerias com empresas como a Northern Lights, com os grupos geradores e motores de propulsão; Konrad, com as rabetas e transmissão; e a ZF, líder mundial no segmento. Para embarcações de médio e grande porte, contam com todo portfólio de motores marítimos de lazer e de trabalho, além de peças de reposição da MAN.

Para 2023 os planos são de expandirem a rede, ampliando sua capilaridade para estarem presentes em todos os centros náuticos da costa brasileira e do interior do país como Escarpas do Lago, em Minas Gerais, e Lago Paranoá, em Brasília.

Fonte: Revista Portos e Navios