
A Prosafe anunciou que a unidade de manutenção e segurança (UMS) Safe Zephyrus, afretada pela Petrobras, chegou ao Brasil, segundo comunicado divulgado na terça-feira (21). Os preparativos já começaram para o início do contrato em 1º de maio de 2023.
A outra UMS afretada pela Petrobras, Safe Eurus, iniciou as atividades em meados de fevereiro. Este é um novo contrato de quatro anos, no qual a Prosafe venceu o bid lançado no início de 2022 pela petroleira.
Segundo a empresa, esperava-se que o Safe Eurus ficasse fora do aluguel por 35 dias, aproximadamente, entre abril e maio deste ano. Entretanto, isso só ocorrerá no primeiro semestre de 2024. Agora, haverá a condução do cumprimento do contrato com a Petrobras, limpeza do casco e a certificação de SPS (Special Purpouse Ships).
A Profase também informou sobre a Safe Notus, a qual pertence à frota da Petrobras. A unidade deverá ficar fora do contrato de locação por quase 30 dias, em maio de 2023, para limpeza dos cascos e obras de cumprimento de contratos da estatal.
Ainda sobre a Petrobras, a Prosafe informou sobre o cancelamento da licitação mais recente da petroleira. Por isso, não está participando de nenhuma licitação feita pela companhia.
Em relação às outras unidades da empresa, os trabalhos de ramp-up e mobilização do Safe Concordia, localizado atualmente em Curaçao, já começaram para o projeto no Golfo do México (EUA). A previsão para o início das atividades da UMS é de julho a setembro de 2023.
O Safe Caledonia, instalado em Scapa Flow (Reino Unido), está à espera de futuros trabalhos. O Safe Boreas, na Noruega, também aguarda novas atividades; o Safe Scandinavia, também na Noruega, possui comercialização ampla.
Fonte: Revista Brasil Energia