A União Engenharia, uma das mais conceituadas empresas de engenharia brasileira, com sede em Vila Velha (ES), anunciou oficialmente na quarta-feira (1º), durante a abertura da feira Mec Show, a consolidação da joint venture Oil States – União do Brasil. O anúncio foi feito pelo diretor geral da União Engenharia, Salvador Turco. A parceria, firmada no dia 17 de junho, visa fornecer soluções submarinas para produção de petróleo em águas profundas.
A aliança pretende explorar os desafios do crescente mercado offshore brasileiro, onde a Oil Sates fornecerá tecnologia de ponta e a União disponibilizara a sua infra-estrutura e equipe qualificada na fabricação e fornecimento de equipamentos subsea para águas profundas, com foco nas recentes descobertas do pré-sal.
A nova empresa Oil States-União do Brasil S.A., que terá como objetivo fabricar produtos submarinos para o segmento offshore, será 51% de propriedade da Oil States e 49% da União Engenharia. O empreendimento estará estrategicamente localizado no norte do estado do Espírito Santo e outra em Vila Velha/ES; próximo aos principais portos, aeroportos e rodovias nacionais, tendo acesso rápido aos principais estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
A CEO da Oil States, Cindy Taylor, afirmou que a recente agitação pelas descobertas nas províncias dopré-sal brasileiro reforçou a conexão entre as duas empresas. Segundo ela ambas já vinham trabalhando em parceria há mais de dois anos e a idéia da joint venture estava sendo negociada antes do “frenesi” sobre o pré-sal.
Cindy Taylor também afirmou que empresas de perfuração contratantes são os principais clientes da Oil States no Brasil, mas a partir de agora depois de conquistar presença local através desse laço com a União Engenharia, a Petrobras se tornará um cliente mais direto.
O vice presidente de marketing e vendas da Oil States Industries, Ricky Simic, descreveu a joint venture com a União Engenharia como um bom jogo: “Nós entramos com a tecnologia e eles entram com as instalações e know how”.
Para Salvador Turco, os desafios são grandes e a responsabilidade ainda maior. Ele disse que a sinergia entre a União e a Oil States foi percebida no primeiro contato. “Nossas histórias são parecidas e nossos objetivos se cruzam de forma que a soma dos esforços só tem gerado bons frutos”.