unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/07/23

UPGN Guamaré deve retomar plena operação a partir de meados de setembro

Fonte: Sindipetro-RN

UPGN de Guamaré deve retomar a operação com volumes aproximados de 631 mil m³/dia de gás natural a partir da segunda quinzena de setembro deste ano, segundo fontes do PetróleoHoje. A redução do escoamento é justificada por reparos de manutenção preventiva em compressores localizados na entrada da planta.

A entrega de volumes adicionais não foi permitida, ao contrário dos meses anteriores. A PetroReconcavo produziu, em média, 730 mil m³/dia de gás natural em junho, mas precisou queimar a parcela não escoada à 3R e, consequentemente, pagar royalties para a União.

As restrições operacionais foram divulgadas em comunicado pela 3R em 8 de junho, dois dias após restabelecimento das operações do gasoduto 10 polegadas. A tubulação é responsável por interligar estação coletora de Upanema à UPGN Guamaré.

Antes dos atuais reparos, quando a Petrobras ainda detinha as instalações, o duto apresentou problemas de integridade em um trecho de 40 metros nos 110 km de extensão. Na época, a PetroReconcavo ajudou a restabelecer o escoamento.

Depois de solucionado a questão da infraestrutura, ambas as petroleiras precisam estudar o que pode ser feito em um possível caso de aumento do gás natural escoado pela PetroReconcavo. No último mês, a petroleira registrou um alta de 4,4% na produção – total de 26,5 mil boe/d, impulsionado pelo Polo Riacho da Forquilha.

Se as atividades manterem o ritmo de crescimento, fontes do mercado estimam que haverá uma necessidade de uma nova planta de processamento em Guamaré. Há uma segunda unidade “reserva” no local, que pode ser ativada para processar todo o gás natural escoado.