País se juntou ao grupo minerador Zamin Ferrous para concretizar planos.
O governo do Uruguai e o grupo minerador Zamin Ferrous uniram esforços para desenvolver o primeiro porto de águas profundas do país.
As exportações de minério de ferro podem se converter na plataforma ideal para concretizar a construção do porto de águas profundas com proteção regional com destino ao interior do Rio de La Plata (que compreende Argentina, Bolívia, regiões Sul e Centro do Brasil e Paraguai).
O governo uruguaio se reuniu com a companhia nesta semana para analisar as vantagens da localização do terminal porposto pelo governo, que deve gerar benefícios para outros projetos da Zamin Ferrous. A companhia e o governo do Uruguai se comprometeram a, juntos, realizarem os maiores esforços para o auge dos projetos da companhia de maneira a assegurar benefícios para todos.
De acordo com o presidente do Uruguai, José Mujica, a construção de um porto multipropósito de águas profundas é a decisão de política exterior mais importante de seu governo e a iniciativa tem o objetivo de melhorar a logística do país e atrair mais atividade aos portos locais, além de permitir um poder maior de negociação com os países vizinhos.