unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/06/09

US$ 400 bilhões no offshore

O cenário inclui o desenvolvimento de reservas provadas da carteira da estatal e volumes potenciais do pré-sal, que podem totalizar 20 bilhões de barris no perãodo.

A Petrobras poderá investir US$ 400 bilhões em 100 projetos de produção offshore nos próximos 15 anos. O cenário inclui o desenvolvimento de reservas provadas da carteira da estatal e volumes potenciais do pré-sal, que podem totalizar 20 bilhões de barris no perãodo.

O potencial foi estimado pelo gerente de Estratégia e Portfólio do E&P da Petrobras, Hugo Repsold, em uma apresentação sobre oportunidades de negócios no Brasil para fornecedores estrangeiros, promovida pelo UK Trade & Investment, divisão do consulado britânico no Rio.

Entre as oportunidades está a fabricação de turbinas no país. Segundo Repsold, a área do pré-sal tem enorme potencial de gás e CO2 em função da presença de óleo leve. “Vamos precisar de muitos turbocompressores e turbogeradores para aproveitar esses gases”, explicou.

Se o cenário se confirmar, a demanda por turbinas no E&P da Petrobras pode alcançar 500 unidades, considerando uma média de cinco máquinas por embarcação. Outro nicho para projetos industriais no país está na fabricação de equipamentos de poço para produção e injeção.

Segundo Repsold, além de contribuir para que a Petrobras alcance as metas de conteúdo local, a expansão do parque fornecedor no país aumentará a confiabilidade no suprimento aos novos projetos, especialmente quando o mercado mundial voltar a aquecer. “Com uma base instalada aqui, o risco de não ter nossa demanda atendida a tempo é muito menor”, observou.