Petrobras prepara adequação da unidade em Caraguatatuba para receber o energético produzido no pré-sal
A Petrobras implantará dois novos trens de processamento e duas unidades de tratamento de gás natural na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba (SP). O investimento faz parte do projeto de adequação da UTGCA para receber o energético produzido no pré-sal.
O projeto inclui ainda a implantação de uma unidade de tratamento cáustico de GLP, uma de tratamento de despejos industriais, uma estação para tratamento de água, quatro esferas de GLP, um laboratório e um centro integrado de controle. As novas instalações ocuparão uma área de aproximadamente 18 hectares no interior da UTGCA.
Além disso, será construída uma linha de transmissão de 7 km que compartilhará a faixa de servidão do Gasoduto Mexilhão e interligará a UTGCA até à linha de transmissão de 138 kV Caraguatatuba-São Sebastião.
No momento, a Petrobras conduz um processo de contratação, via Petronect, de uma empresa para elaborar o Relatório Ambiental Simplificado (RAS) para implantação do projeto.
O Brasil tem hoje 13 unidades de processamento de gás natural, incluindo a UTGCA, com capacidade para processar 95,65 milhões de m³/d, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia (MME).
Além da ampliação da UTGCA, o país ganhará uma nova unidade no Comperj, em Itaboraí (RJ), onde a Kerui Método constrói uma UPGN para a Petrobras.