Com prazo de sete anos, o contrato prevê que a HP consolide a infraestrutura de servidores da Vale
A Vale fechou com a empresa americana Hewlett-Packard (HP) um dos maiores contratos já realizados por uma companhia brasileira na área de tecnologia da informação. O acordo, segundo apurou o Valor, é de US$ 1 bilhão. A HP, por meio de suas operações internacionais, vai assumir a gestão da infraestrutura de TI da Vale, hoje espalhada por dezenas de países. Procuradas, Vale e HP informaram que não se pronunciarão sobre o assunto.
Com prazo de sete anos, o contrato prevê que a HP consolide a infraestrutura de servidores (computadores de grande porte) da Vale, hoje distribuídos por 43 centros de dados em todo o mundo. O plano é reunir esses equipamentos em apenas três centros, localizados no Brasil, Canadá e Cingapura.
Segundo informações divulgadas pela HP, o contrato inclui o uso de equipamentos de baixo consumo de energia. Além dos servidores, também será trocado todo o parque de PCs e impressoras da Vale. O acordo inclui ainda a compra de laptops, terminais de acesso e dispositivos móveis. Todos os equipamentos usados da Vale serão doados para escolas e instituições de educação próximas a locais onde a mineradora atua.