unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/10/25

Vale é única brasileira em coalizão internacional de contabilidade de carbono

– A mineradora Vale é a única empresa brasileira e da América Latina a participar de uma coalizão internacional que tenta criar padrões de contabilidade de carbono mais precisos e promover soluções de mercado para reduzir emissões de gases do efeito estufa.

O projeto também busca compensar companhias que invistam em uma produção com menor emissão de carbono.

Denominada Carbon Measures e lançada nesta segunda (20), a iniciativa conta ainda com a participação de outras 19 empresas, como ExxonMobil, Santander, Air Liquide e Nucor.

Um dos objetivos do grupo será criar padrões de intensidade de carbono para produtos industriais essenciais e que, em conjunto, são os maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa, como eletricidade, combustíveis e aço.

Em setembro, uma pesquisa divulgada pela revista científica Nature colocou a Vale na lista de empresas que teriam responsabilidade por ondas de calor extremas.

Na ocasião, a mineradora afirmou “reconhecer a relevância de estudos como esse” e que desinvestiu da produção de carvão citada no texto em 2022. A companhia afirmou ainda que atingiu 27% de redução de emissões de escopo 1 e 2 em 2024 em relação ao ano-base de 2017.

Desde 2020, a Vale investiu R$ 7,4 bilhões em iniciativas de descarbonização (R$ 1,38 bilhão apenas em 2024). As metas incluem reduzir em 33% emissões de escopos 1 e 2 até 2030, zerar emissões líquidas até 2050 e reduzir em 15% emissões de escopo 3 até 2035.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2025/10/vale-e-unica-brasileira-em-coalizacao-internacional-de-contabilidade-de-carbono.shtml