unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 08/11/11

Vale exportará etanol

O grupo Vale irá exportar etanol em Santos (SP). A empresa usará o Terminal Maritímo Ultrafértil (TUF), por onde recebe atualmente enxofre, amônia e fertilizantes. As instalações passarão por processo de ampliação durante 44 meses e serão incorporadas à Vale Logística Integrada (VLI). O investimento previsto é de R$ 1,1 bilhão.

A Vale também espera ampliar a movimentação de granéis, ante o esgotamento da capacidade dos terminais em operação na região. A expectativa de tráfego naval no TUF após a ampliação é de 400 atracações anuais.

Desse total, 53 embarcações deverão ser carregadas com etanol, cada uma com capacidade para 19 mil toneladas do produto. O biocombustível chegará por meio de dutovia com capacidade de escoamento anual para 1 milhão/t e vai ser armazenado em quatro tanques de 11.500 m³ cada. O principais destinos pretendidos são Japão, Índia, Holanda, Coréia do Sul e Estados Unidos.

A área selecionada para a ampliação é vizinha ao atual terminal e possui 1,8 milhão/m². As obras compreendem etapas onshore e offshore. Projetada para navios categoria Panamax, com 244 m de comprimento, a estrutura offshore terá um píer com três berços de atracação, um deles equipado com descarregador de navios e os outros dois com carregadores. Será possível carregar navios com álcool e descarregar navios com amônia.

Também será expandida a capacidade do terminal para movimentação de amônia, enxofre e fertilizantes. Os fertilizantes virão do Canadá, Alemanha e Rússia. De 757 mil t/ano, a capacidade passará a 3 milhões t/ano, volume suficiente para ocupar 100 embarcações no perãodo. Mas as maiores instalações estarão reservadas para dois produtos que ainda não são movimentados no momento: soja e açúcar, com 5 milhões t/ano e 4 milhões t/ano, respectivamente.