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Clippings - 16/09/09

Vale fez proposta a estaleiros instalados no país

Às vésperas de ser cobrada publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por maiores investimentos na indústria naval brasileira, a Vale reuniu-se na sede da empresa, no Rio, com o Sindicato Nacional da Indústria de Construção Naval (Sinaval). No último dia 9 de setembro, encaminhou fax à entidade, com cópia para os estaleiros Eisa, Atlântico Sul e Setal, agradecendo pelo comparecimento à reunião e reafirmando a firme intenção de construir navios no país, mostra reportagem do Globo, publicada nesta quarta-feira. Na última sexta-feira, Lula cobrou do presidente da empresa, Roger Agnelli, maiores investimentos da mineradora nas indústrias naval e siderúrgica do Brasil. Lula aproveitou um evento em Pernambuco, no estaleiro Atlântico Sul, para lembrar que empresas brasileiras de grande porte têm que investir mais no país.

O encontro com o sindicato foi para esclarecer que a Vale aguarda até o dia 15 de outubro por propostas das empresas para a construção de quatro navios de 400 mil toneladas cada nos estaleiros no país. Ainda no mesmo fax, a Vale pede que o Sinaval informe aos estaleiros ausentes ao encontro, Odebrecht, W. Torre e Keppel Fels, a data limite para a apresentação de propostas. O documento é assinado pelo diretor de Operações Logísticas da mineradora, Humberto de Freitas.

Apesar das cobranças feitas por Lula de que as empresas brasileiras de grande porte devem investir mais no país – em vez de fazer encomendas à China -, a Vale garante que tenta, sem sucesso, desde 2007, abrir negociações com estaleiros no Brasil. A alegação, lembra a mineradora no referido fax, é que haveria uma incapacidade, naquela época, em nos atender. É que as empresas estariam abarrotadas de pedidos da Transpetro, subsidiária de transporte da Petrobras.

A falta de capacidade para atender a demanda da Vale é uma das explicações da mineradora para que tenha sido fechado contrato na China. Em agosto de 2008, a empresa contratou 12 navios com a Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries. São embarcações de 400 mil toneladas cada, no total de US$ 1,6 bilhão. Fontes do mercado suspeitam que a Vale pague aos chineses com minério de ferro.