A Vale recebeu, na última sexta-feira, dia 17, a LI (Licença de Instalação) para construção do píer IV, no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís. Com isso, a previsão é que as obras, orçadas em R$ 2 bilhões, comecem já em outubro deste ano.
Com o novo píer, a capacidade do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira será ampliada em 100 milhões de toneladas/ano. O píer IV é fundamental para garantir a produção e transporte dos minerais no médio e longo prazos, avaliou o diretor do Programa de Expansão Logística Norte da Vale, Sergio Aranha.
O porto é utilizado para embarcar minérios, ferro gusa e soja, com capacidade atual de 130 milhões de toneladas/ano. Com profundidade mínima de 25 metros, o píer IV terá dois berços de atracação e capacidade para receber navios de até 400 mil toneladas de porte bruto. Com uma ponte de acesso de 1.620 metros, terá capacidade de carregamento de dois navios simultaneamente num total de 53 navios por mês.
No último dia 14, a Vale anunciou que fará o transporte ferroviário de 1,3 milhão de toneladas de celulose por ano da nova unidade da Suzano, localizada no sul do Maranhão, até a região portuária de São Luis. A operação deve começar em 2014, com o início da produção da planta da Suzano