A Vale recebeu no final de setembro mais três novas embarcações, do total de 51 encomendadas pela empresa a estaleiros brasileiros. Os rebocadores Timbopeba, Guaíba e Mutuca, que passaram a integrar a frota que apoia as operações da companhia no Terminal de Ilha Guaíba, em Mangaratiba (RJ).
Embarcações – Os três novos rebocadores da Vale foram construídos no estaleiro Detroit, em Itajaí (SC). Com 75 e 55 toneladas de tração estática, as embarcações exigiram investimentos de cerca de R$ 16 milhões, segundo a companhia.
Os rebocadores Guaíba e Mutuca têm 24,40 metros de comprimento, 10,25 m de Boca Máxima (largura), 2,90 m de calado máximo e 55 toneladas de tração estática. Já o Timbopeba tem 32 m de comprimento, 11,60 m de Boca Máxima, 3,80 m de calado máximo e 75 Toneladas de tração estática.
Ambos serão utilizados nas manobras de atracação e desatracação dos navios graneleiros que operam no terminal de Mangaratiba. Com esses três e outros 12 entregues anteriormente, a Vale passa a contar com 27 rebocadores em sua frota. As 51 encomendas incluem ainda mais dois comboios fluviais – formados por 32 barcaças – e dois empurradores, a serem entregues nos próximos meses, além de dois catamarís já recebidos pela empresa.