A Vale acaba de receber a embarcação Vale Brasil, um dos maiores navios mineraleiros do mundo, com capacidade de 400 mil toneladas, 362 metros de comprimento e 65 metros de largura.
Encomendando ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, da Coreia do Sul, a embarcação é a primeira de uma série de sete navios, cujo investimento total ficou em US$ 748 milhões. Além dessa série, a Vale encomendou, por US$ 1,6 bilhão, outros 12 navios com capacidade de 400 mil toneladas ao estaleiro chinês Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries.
O objetivo da companhia ao fazer essas encomendas foi melhorar sua eficiência operacional e atender a demanda crescente do setor. De acordo com a empresa, os mineraleiros contribuirão para reduzir o custo de transporte transoceânico de minério de ferro para as empresas siderúrgicas.
Além dos 19 navios próprios de 400 mil toneladas, a Vale terá, ainda, 16 navios com as mesmas dimensões, destinado à operação exclusiva para a empresa em contratos de longo prazo assinados com armadores parceiros. Todas essas unidades serão entregues entre 2011 e 2013.
De acordo com o diretor executivo de Marketing, Vendas e Estratégia, José Carlos Martins, a estratégia é importante: Com a nossa frota de navios próprios e contratados conseguimos diminuir a volatilidade no mercado de frete. A volatilidade afeta não somente o preço do frete, como também o preço do próprio minério. À medida que os novos navios começarem a operar, a estabilidade do frete e do minério será ainda maior, favorecendo a Vale e seus clientes siderúrgicos, disse.
Nos últimos dois anos, a Vale encomendou a construção de 51 embarcações – entre rebocadores, comboios fluviais e catamarís – a estaleiros nacionais, contribuindo para o aquecimento da indústria naval brasileira.