unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/12/12

Vale vende fábrica de fertilizantes no Paraná à Petrobras

RIO – A Vale fechou a venda, por US$ 234 milhões, da fábrica de nitrogenados de Araucária, no Paraná, para a Petrobras. Em comunicado, a Vale informou que a venda de Araucária trará uma economia de US$ 50 milhões por ano na sustentação das operações na unidade.

Araucária possui uma unidade com capacidade de produção de 700 mil toneladas por ano de ureia, 475 mil toneladas anuais de amônia e 450 mil m3/ano de Arla 32. A matéria prima utilizada é o resíduo asfáltico fornecido pela Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária.

O preço de aquisição será pago pela Petrobras em parcelas apuradas trimestralmente, corrigidas por 100% da taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). O pagamento será feito com a receita proveniente do arrendamento dos direitos minerários de titularidade da Petrobras à Vale, de Taquari-Vassouras e do projeto Carnalita.

A venda está sujeita à satisfação de condições precedentes, inclusive, a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“O desinvestimento de ativos como Araucária, que não possuem sinergias com o restante de nosso portfólio, é consistente com os esforços para a melhoria da alocação de capital e geração de recursos para complementar o financiamento de investimentos em projetos considerados prioritários, com elevado potencial de criação de valor”, diz a Vale.

Em nota, a Petrobras ressalta que Araucária “complementa os demais ativos de fertilizantes da Petrobras, possibilitando maior proximidade com os mercados de São Paulo e Paraná, maior disponibilidade de armazenamento e modais de transporte, otimização do mix de produção de cada fábrica para atender aos perfis de seus mercados adjacentes e potenciais sinergias com a Repar”.