As companhias chinesas firmaram acordo para garantir soluções tubulares às suas operações de perfuração no Iraque, enquanto o contrato da ADNOC abrange fornecimento de tubos e conexões aos seus campos onshore e offshore

A Vallourec assinou contratos com a CNOOC, Petrochina e a ADNOC para fornecer produtos de tubulação e conexão (OCTG), informou a empresa de soluções tubulares na segunda-feira (28). Os contratos têm receita potencial de mais de US$ 130 milhões e as entregas estão previstas ainda para este ano e para 2026.
Com a CNOOC e Petrochina, os produtos serão para suas operações de perfuração no Iraque. Este acordo abrange o fornecimento de produtos OCTG de aço carbono e aço Super-13Cr com conexões premium VAM®.
“Esses contratos vêm no contexto de anúncios recentes do Ministério do Petróleo do Iraque para aumentar a capacidade de produção de petróleo do país de 4,1 milhões de bpd em 2025 para 6 milhões de bpd em 2029. Com esses prêmios, a CNOOC e a PetroChina reconheceram a competitividade da Vallourec e sua capacidade de fornecer quantidades significativas de material premium em um curto espaço de tempo”, disse o presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Vallourec, Philippe Guillemot.
Já para a ADNOC, a Vallourec fornecerá mais de 30.000 toneladas de tubos de aço carbono e acessórios associados, incluindo conexões premium VAM®. O acordo também envolve um conjunto integrado de serviços, como o VAM® Field Service e soluções digitais de valor agregado projetadas para otimizar as práticas de instalação e manutenção.
A produção destes produtos à ADNOC será feita nas unidades industriais da Vallourec no Brasil, China e Indonésia, a fim de atender aos requisitos de fornecimento e entrega do projeto.
A transação faz parte do Acordo de Longo Prazo (LTA), que prevê o fornecimento de OCTG aos campos onshore e offshore da ADNOC. O acordo foi assinado em 2019 e, em 2024, teve extensão por mais dois anos.
Fonte: Brasil Energia