Os valores de afretamento da Ásia caíram para o seu nível mais baixo desde setembro de 2009, com futuros enfraquecimentos das taxas esperados para os próximos meses até que a temporada de pico comece, segundo estudo da consultoria marítima Alphaliner.
O SCFI (Shangai Containerized Freight Index) decresceu de 1.000 para 994 pontos – o menor nível registrado desde que os índices das taxas de afretamento foram formalmente introduzidos em outubro de 2009. Uma significante nova leva de entrega de embarcações e serviços lançados para o próximo trimestre poderia contrariar as tentativas das transportadoras de aumentar as taxas. Grande parte dessa nova capacidade está atrelada ao trade Traspacífico, com oito novos serviços já confirmados.
O aumento da oferta irá confortavelmente exceder as previsões da TSA (Transpacific Shipping Agreement), que dizia que o crescimento da demanda desse ano ficará entre 7% e 8%. A Alphaliner estima que a capacidade de crescimento das rotas do Transpacífico poderá chegar a 14% (em uma base anual), índice maior do que o crescimento global de frotas, estimado em 8,7%.
Apesar das previsões das transportadoras de que a capacidade efetiva de crescimento em 2011 seja mitigada pelo impacto dos atrasos nas entregas das embarcações e pela falta de contêineres, não se espera que esses fatores tenham algum impacto pronunciado no crescimento geral de oferta. Uma grande parte da quantidade que deve ser entregue este ano já vem sendo atrasada pelos últimos dois anos.
Muitos desses navios já estão prontos e devem ser entregues qualquer momento. Crescendo rapidamente, as taxas de afretamento também vêm sendo induzidas por proprietários com a finalidade de adiantar a entrega das embarcações e assim tirar vantagem das taxas.