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Clippings - 02/05/11

Valores de afretamento
 em queda

Novas embarcações aumentam capacidade além da demanda.

As taxas de afretamento de porta-contêineres estão recuando ao passo que novas embarcações entram no mercado. A queda das taxas de frete e menores índices de utilização de navios nas principais rotas de longa distância também têm feito as operadoras reavaliarem a demanda de tonelagem adicional para os próximos meses.

As taxas de afretamento subiram fortemente no início do ano, mesmo com as tarifas de frete caindo à medida que transportadoras adquiriam capacidade extra. Mas a tendência se reverteu pois as linhas principais já têm capacidade suficiente à disposição para atender a demanda maior de carga no início da alta temporada. As taxas de afretamento provavelmente devem recuar ainda mais com a alta mensal de 226 mil Teus em abril, para ser seguido por 204 mil Teus em maio, de acordo com previsões da consultoria marítima Alphaliner.

A remuneração média diária de um navio de 4.250 Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) operando por um contrato de dois anos caiu para US$ 26.798 dos US$ 28.603 dólares apresentados no final de março, de acordo com a Hamburg Shipbrokers` Association.

As embarcações mais pequenas têm se saído melhor, apresentando menores baixas nos valores. Um navio de 2.500 Teus está custando em média US$ 15.391, abaixo dos US$ 15.971 de duas semanas atrás. Uma unidade de 1.100 Teus caiu para US$ 9.455 dos US$ 9.872 de um mês antes.

 As operadoras também estão sendo mais seletivas sobre afretamento de tonelagem adicional como a alta dos preços dos combustíveis têm aumentado drasticamente os custos operacionais dos navios.

Os valores de afretamento cada vez mais refletem a idade e consumo de combustível de navios com novas embarcações comandando novas tendências amigáveis ao meio ambiente.

Baixas taxas de fretamento e valores de frete também estão começando a impactar o preço dos navios novos e de segunda mão, de acordo com dados da corretora londrina Clarkson.

Um navio de 10 anos de idade e 3.500 Teus está sendo cotado a US$ 36,5 milhões, mesmo valor em relação ao preço médio de 2010, mas bem mais que o dobro da média de US$ 15,5 milhões durante a recessão de 2009.

Estaleiros avaliam US$ 59,5 milhões por um navio de 4.800 Teus, amplamente em linha com cotações de US$ 60,5 milhões em 2010 e US$ 57,3 milhões em 2009, mas bem abaixo do preço de US$ 84 milhões em 2008.