unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 16/11/23

Vast firma MoUs para estudar armazenamento de petróleo no Porto do Açu

A Vast assinou quatro Memorandos de Entendimentos não vinculantes (MoUs, na sigla em inglês) com várias companhias – entre elas a Galp, PetroChina e CNOOC – para estudar, conjuntamente, oportunidades de armazenamento de petróleo no Terminal da Vast, localizado no Porto do Açu, São João da Barra (RJ), informou a companhia em comunicado nesta terça-feira (14).

Os acordos fazem parte do Projeto SPOT, que será o primeiro parque privado de estocagem de petróleo do país, segundo a Vast. O projeto, orçado em aproximadamente R$ 2,5 bilhões, prevê a construção de 12 tanques com capacidade total de 5,7 milhão de barris e dois oleodutos, de 50 km e 100 km de extensão, que conectarão o Terminal da Vast à malha de dutos de petróleo da região Sudeste.

De acordo com a companhia, o serviço de armazenagem será complementar às atuais operações de transbordo abrigado (double banking) realizadas no terminal. “Investimentos em infraestrutura serão necessários para apoiar as futuras projeções de produção e exportação de petróleo brasileiro, que tendem a crescer mais de 60% nos próximos anos”, destacou o CEO da Vast, Victor Snabaitis Bomfim, segundo o comunicado.

O Projeto SPOT já conta com todo licenciamento necessário para construção, o que inclui as licenças emitidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pela ANP. A Galp, PetroChina e CNOOC já realizam transbordo de petróleo no Terminal da Vast, além da Equinor, Petrobras, Petronas, PRIO, Shell e TotalEnergies, entre outros.

Fonte: Revisa Brasil Energia