A antiga Açu Petróleo vai prestar serviços de transbordo de petróleo no terminal do Porto do Açu para a Petronas Petróleo Brasil

A Vast Infraestrutura (ex-Açu Petróleo) assinou contrato com a Petronas Petróleo Brasil (PPBL), subsidiária da Petronas, para a prestação de serviços de transbordo de petróleo no terminal do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), segundo comunicado publicado na última quinta-feira (26).
O acordo faz com que a Vast seja a principal parceira logística da PPBL para a exportação de petróleo no Brasil. “O contrato representa um importante aumento da carteira de clientes de nossa empresa e demonstra a crescente confiança do mercado na Vast, que é responsável por 30% das exportações brasileiras de petróleo”, informou a companhia no comunicado.
O terminal da Vast é o único privado no Brasil para transbordo de petróleo em águas abrigadas com capacidade para operar navios da classe VLCC (Very Large Crude Carrier), com capacidade licenciada para movimentar até 1,2 milhão de bpd. A base no Açu conta com três berços de atracação, uma base de emergência instalada no próprio terminal, sistema de combate a incêndios e barreiras flutuantes de contenção.
No país, a Petronas possui participação em quatro blocos, sendo dois como operadora (C-M-661 e C-M-715, ambos com 100% de participação na Bacia de Campos) e dois como concessionária (20% no C-M-541, também em Campos, e 21% no bloco de Sépia, no pré-sal da Bacia de Santos). A companhia também possui participação de 50% nos campos de Espadarte e Tartaruga Verde, ambos localizados em Campos.
Fonte: Revista Brasil Energia