unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 03/06/22

Vast Infraestrutura fecha contrato com a PetroChina


Vast Infraestrutura (ex-Açu Petróleo) será responsável pela movimentação de petróleo da PetroChina Internacional Corporation, grupo que controla a CNODC, no Brasil. As duas empresas assinaram, na última semana de maio, contrato para operação de transbordo no terminal do grupo no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), voltada à parcela de produção dos campos de Búzios e Mero, localizados na Bacia de Santos.

A primeira operação de transbordo do contrato entre a Vast e a PetroChina foi realizada na última segunda-feira (30/5), movimentando 1 milhão de barris de petróleo. As operações da petroleira chinesa serão realizadas com navios do tipo Aframax, Suezmax e VLCC.

O contrato terá vigência até o fim de 2024. O valor do negócio não foi informado. Antes de assinar o contrato, as duas empresas já tinha realizada, em abril, uma operação spot de transbordo, no terminal da Vast.

A CNODC é sócia da Petrobras nos campos do cluster de Mero, detendo 10%, e de Búzios, com 5%.

O CEO da Vast Insfraestrutura, Victor Bomfim, reforçou que a assinatura do contrato reforça a confiança do mercado nas operações do terminal. 

“Estamos muito orgulhosos da parceria com a Petrochina. Esse crescimento sólido só tem sido possível graças ao nosso foco contínuo em segurança, excelência operacional e respeito ao meio ambiente”, declara o executivo. 

Mais de dois terços do petróleo movimentado no terminal da Vast Infraestrutura é vendido para a China. 

O negócio com a PetroChina marca o segundo contrato da Vast Infraestrutura nesse segmento firmado com a petroleira chinesa. O último contrato para operação de transbordo no terminal do Vast no Porto do Açu foi firmado com a CNOOC, tendo sido assinado em abril.

Atualmente, a Vast Infraestrutura mantém contratos com a Shell, Petrobras, Galp, Total, Equinor, CNOOC e Petrochina. O terminal do movimenta, em média, 15 milhões de barris por mês, respondendo por cerca de 25% do volume do petróleo exportado pelo Brasil.

Com 25 metros de profundidade, o terminal da Vast possui capacidade para movimentar até 1,2 milhão de bpd, podendo realizar até três operações simultâneas de transbordo. O empreendimento conta com grande infraestrutura e atende também a operações de apoio à cabotagem para suprir refinarias ao longo da costa brasileira.

Operando desde 2016, o terminal vem registrando aumento sistemático da movimentação de petróleo em suas instalações. Ao longo desses seis anos, foram movimentados mais de 400 milhões de barris de petróleo através dos contratos existentes com as principais operadoras que atuam no Brasil.

Fonte: Revista Brasil Energia