
A Vast Infraestrutura (antiga Açu Petróleo) assinou um novo contrato com a Petrobras, para mais três anos de prestação de serviços de transbordo de petróleo no terminal da empresa no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), segundo comunicado divulgado na última quinta-feira (6).
O acordo prevê a movimentação de até 72 milhões de barris por ano. “Esta conquista representa não apenas nossa excelência operacional, mas também a confiança que o mercado tem na Vast, que já é responsável por movimentar mais de 30% de toda a exportação brasileira de petróleo”, afirmou a empresa em comunicado.
A Petrobras iniciou as operações no terminal em 2019, com um contrato previsto inicialmente para dois anos. O aditivo mais recente foi firmado em abril de 2021, renovando o contrato por dois anos. Além da estatal, a Vast possui, como clientes, a Shell, Galp, Equinor, TotalEnergies, PetroChina, CNOOC, Petronas e a PRIO (ex-PetroRio).
O terminal da Vast é o único privado no Brasil para transbordo de petróleo em águas abrigadas com capacidade para operar navios da classe VLCC (Very Large Crude Carrier), com capacidade licenciada para movimentar até 1,2 milhão de bpd. A base no Açu conta com três berços de atracação, uma base de emergência instalada no próprio terminal, sistema de combate a incêndios e barreiras flutuantes de contenção.
A Vast é controlada pela Prumo que, por sua vez, é controlada desde 2013 pelo fundo americano EIG Global Energy Partners. O Complexo do Porto do Açu, em operação desde 2014, é o maior complexo porto-indústria privado da América Latina, que abriga a maior base de apoio offshore do mundo, segundo o site da empresa.
Fonte: Revista Brasil Energia