unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/12/11

Vazamento da Shell na Nigéria espalha-se por mil km²

A SkyTruth, ONG com sede nos EUA, divulgou nesta quarta-feira (21/12) as imagens do vazamento de óleo na costa nigeriana.

A operação da Shell, petrolífera anglo-holandesa, causou um derrame, segundo a companhia, de aproximadamente 40 mil barris de petróleo a 75 quilômetros da costa oeste da Nigéria, no Campo de Bonga.

Informações dão conta, até o momento, de que o óleo vazou enquanto funcionários da Shell realizavam a transferência de óleo cru para um navio tanque. A mancha de óleo já cobre uma área de quase mil quilômetros quadrados.

Mais uma vez, imagens de satélite provaram seu valor como uma ferramenta para detecção, mapeamento e monitoramento de poluição por petróleo (em regiões) distantes, dentro do mar, em qualquer lugar no mundo, declarou o presidente da Skytruth, John Amos, por meio de nota, na qual também defendeu que o objetivo da ONG é denunciar e monitorar incidentes envolvendo alguma forma de destruição ambiental sejam eles reportados ou não pelas empresas ou órgãos públicos.

Recentemente, a SkyTruth ganhou espaço na imprensa brasileira quando divulgou, após tomar conhecimento de uma suspeita de vazamento no Brasil, as fotos do vazamento na Bacia de Campos, causado pela exploração da Chevron no campo de Frade, desmentindo a versão oficial da companhia sobre o volume e extensão dos danos.

Ao NN, Amos contou que não trabalha em parceira com órgãos governamentais, mas, como aconteceu neste caso de Campos, informações da ANP (Agência Nacional do Petróleo) foram fundamentais para identificar o local do incidente e começar a buscar as imagens.