Um vazamento de gás natural atingiu na manhí de anteontem (6/2) a linha de serviço do poço ABL-08, interligada à P-50 – unidade marco da autossuficiência do Brasil em petróleo –, instalada no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos. O plano de emergência com o deslocamento da brigada de incêndio foi imediatamente acionado, de acordo com a Petrobras.
Ainda de acordo com petroleira, a produção da unidade foi momentaneamente interrompida, mas retomada às 11h45. Nenhum trabalhador ficou ferido e a situação foi normalizada, com as equipes retornando aos seus postos.
A Petrobras informou ainda, por meio de sua assessoria de imprensa, que iniciou a apuração das causas do vazamento.
O campo de Albacora Leste foi descoberto em março de 1986, através do poço RJS342A, e está localizado a aproximadamente 120 km do litoral do Rio de Janeiro. A área é explotada pela plataforma P-50, que começou a produzir em abril de 2006. O arranjo submarino consiste de 32 poços (17 produtores e 15 injetores) interligados através de linhas flexíveis à plataforma.
Desperdício
Outra finalidade do mapeamento é convencer empresários a aproveitar resíduos que, em muitos casos, são desperdiçados. Hoje, no Brasil, 18 tipos de resíduos, como aqueles derivados da cultura de milho, soja ou de babaçu – cujo potencial energético é da ordem de 5.200 kcal/t, mais do que o dos resíduos madeireiros, de 4.400 kcal/t – não são aproveitados. Cerca de 25 mil famílias trabalham com babaçu no Maranhão, deixando de aproveitar resíduos que poderiam ser vendidos por mais de 100 euros por tonelada na Europa, ressalta.