unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/07/23

Venda da Braskem apenas em 2024

Foto: Divulgação Braskem

A venda do controle da Braskem não vai acontecer num horizonte inferior a um ano, segundo o diretor Financeiro da Petrobras, Sérgio Caetano. Ele avalia que esse é o prazo mínimo de realização de um processo de due diligence, no qual são avaliados os riscos e oportunidades de uma possível aquisição. Além disso, segundo o executivo, esse prazo só é factível se todas as partes envolvidas se empenharem para que o trabalho avance.

A participação na companhia petroquímica está sendo vendida pela Novonor, ex-Odebrecht. Como a Petrobras é sócia no ativo, tem a preferência para optar ou não pela compra, dependendo das condições do negócio. Até agora, já demonstraram interesse pela participação acionária a Unipar, a J&F Participações e o consórcio formado pelo fundo Apollo e Adnoc.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, destacou que o setor petroquímico é estratégico para qualquer empresa de petróleo. Ele acrescentou, no entanto, que aquisições devem passar pelo crivo da governança da empresa.

“O que divulgamos ao mercado foi que nos habilitamos ao pacote de dados por dever de diligência. Esse assunto está muito quente na mídia, natural. Mas, ao meu ver, ele está longe de ser resolvido. Tem muita água para rolar debaixo dessa ponte”, disse Caetano, durante encontro da diretoria da estatal com jornalistas, nesta quarta-feira, 19.

Ele afirmou ainda que a decisão pela compra ou não do controle da Braskem depende de análises na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no Tribunal de Contas da União (TCU) e no órgão regulador do mercado financeiro norte-americano, a SEC.

Tamanho o interesse da Petrobras no setor petroquímico que a empresa avalia instalar uma planta no Gaslub. O ativo, antigo Comperj, está sendo instalado no município de Itaboraí, na região metropolitana do Rio. O projeto é produzir polietileno na unidade petroquímica. Outra proposta é consumir uma usina térmica a gás no local.

Fonte: Revista Brasil Energia