unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/09/10

Venda de graneleiros cresce 85% ao mês

As vendas de embarcações graneleiras de segunda mão cresceram 85% em agosto, ante comparação ao mês de julho – resultado observado com otimismo pelo mercado de fretes para granéis secos, segundo informações da corretora Golden Destiny, da Grécia.

O Baltic Dry Index registrou a retomada de agosto, e agora está em 2.700 pontos, em comparação com 1.800 pontos em julho. Ainda assim, os números estão longe do recorde obtido em maio deste ano, de 4.200 pontos.

O incremento nas taxas de frete que resultou no aumento de movimentação também promoveu a venda de 37 graneleiros negociados no mês anterior, representando mais de um terço do total de negócios concluídos até o mês de agosto, de acordo com a corretora.

Com a forte demanda no setor de transporte de granéis prevista para o quarto trimestre, o prognóstisco de venda para embarcações especializadas só tende a aumentar nos próximos meses.

Adicionalmente, a expectativa de aumento substancial no transporte de commodities durante o inverno no hemisfério norte também estaria impulsionando a compra e venda de navios graneleiros.

Um total de 103 embarcações, compreendendo todas as áreas de navegação, mudou de mãos em agosto, aumentando em 41% em relação a julho e totalizando um volume inferior a 4 milhões de dwts – próximo a US$ 1,6 bilhão, de acordo com os dados da Gonden Destiny.

A despeito do aumento observado, a consultora financeira informou que investidores dos dois países mais ativos no mercado, China e Grécia, estariam quietos demais no momento. Analisando as negogiações realizadas no mês de agosto, os gregos foram responsáveis por 7,2% das vendas, e os chineses por 13,4%.

A presença de investidores gregos no mercado de embarcações de segunda mão caiu 79% desde junho, possivelmente por sentirem que os preços mais atrativos do setor de novas embarcações ofereceriam oportunidades melhores do que os transportadores de granéis. As empresas gregas teriam adquirido 24 novas unidades, contabilizando US$ 1,3 bilhão em agosto.