
A Vibra e a D Energy Brasil firmaram uma parceria estratégica para o fornecimento de produtos químicos e serviços de perfuração e completação de poços offshore a partir da D Energy SeaPort, planta de fluidos e granéis sólidos do terminal portuário Green Port (do Grupo Mac Laren), localizado em Niterói (RJ), segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (15). A parceria tem prazo inicial de cinco anos, até 2028, e engloba a condução de operações conjuntas.
De acordo com a Vibra, a parceria marca o seu retorno ao segmento de produtos químicos para perfuração, contando com a expertise da D Energy na operação da planta. A instalação pode receber insumos, produção, armazenamento e bombeio de salmouras e fluidos de perfuração e completação de todos os tipos, bem como barita, carbonatos, bentonita e demais granéis sólidos utilizados nas operações de E&P.
A planta está em fase final de mobilização em “área molhada” de 1,8 mil m² com acesso direto a três berços de atracação dentro do terminal portuário. A instalação tem capacidade para produção e bombeio de 30 mil barris de fluidos e 2 mil toneladas de granéis sólidos por mês aos clientes no Brasil, especialmente para as Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo.
“Analogamente à nossa atuação relevante no segmento de produção de O&G, estamos expandindo nossos negócios aos clientes B2B para sermos o principal player no fornecimento de produtos químicos e serviços de perfuração de poços offshore, visando o cenário promissor para as campanhas de Exploração previstas em blocos e campos de petróleo”, afirmou o vice-presidente executivo de Comercial B2B da Vibra, Bernardo Kos Winik, segundo o comunicado.
Segundo a Vibra, a parceria nasce com grande capacidade de logística integrada para fabricação local, importação e formação de estoques estratégicos de grandes volumes de commodities e especialidades químicas para operações de perfuração e completação offshore no Brasil.
“Estamos muito felizes pela concretização desta parceria com a Vibra, e certos do potencial de expansão e benefícios para ambas as partes, e também para nossos clientes, colaboradores e parceiros nos próximos cinco anos”, afirmou o diretor-presidente e CEO da D Energy Brasil, Calixto Deberaldini, também segundo o comunicado.
A D Energy Brasil Holdings é uma empresa privada “de capital 100% nacional”, afirma em seu LinkedIn, com negócios nas áreas de Mineração, Petróleo e Gás, Manufatura e Descomissionamento Industrial. A companhia possui presença logística e operacional no Brasil, EUA e mais 11 países na América Latina, Caribe, África, Oriente Médio e Europa.
Fonte: Revista Brasil energia