O seminário, que acontece no dia 17 de maio, será dividido em módulos compostos por conferências, seguidas de debates.
A proposta de um novo marco regulatório de exploração e produção de petróleo e gás nas áreas do pré-sal está para ser votada pelo Congresso Nacional. Os quatro projetos de lei em tramitação propõem mudanças significativas no regime de exploração e produção de uma vasta área que pode conter reservas superiores a 40 bilhões de barris de petróleo – pouco mais que três vezes as atuais. Todavia, os debates sobre os potenciais custos e benefícios que essas mudanças irão trazer ao país em termos de investimentos e impacto sócio-ambiental não vêm sendo tratados com a profundidade que o tema exige.
É sobre essas pautas e suas conseqüências e ramificações que a Revista Conjuntura Econômica, o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito Rio) e o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA – RJ) realizam no Rio de Janeiro, no dia 17 de maio de 2010, o VIII Seminário de Petróleo e Gás no Brasil.
O seminário será dividido em módulos compostos por conferências, seguidas de debates:
– Modelo de exploração do petróleo: impacto econômico e social com aprovação do novo marco regulatório;
– a nova política industrial;
– Aspectos constitucionais e legas das mudanças legislativas.
Serviço
VIII Seminário sobre Petróleo e Gás no Brasil
Data: 17 de maio, das 9h às 15h
Local: Fundação Getúlio Vargas – Auditório Engenheiro M.F. Thompson Motta – Praia do Botafogo, 190 – 12º andar – Rio de Janeiro/RJ
Informações e inscrições: seminarios_ibre@fgv.br / (21) 3799-6849