unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 14/01/25

Viridien obtém licença para pesquisa sísmica 3D em Barreirinhas

O projeto prevê aquisição de aproximadamente 13 mil km² e as atividades começarão nos próximos meses, informou a diretora de Business Development da Viridien, Anna Paula Lougon Duarte, à Brasil Energia

Foto: Divulgação/Viridien

O Ibama aprovou a licença de pesquisa à Viridien para o projeto de aquisição sísmica 3D na Bacia de Barreirinhas, nomeado Megabar xtensão. O documento foi obtido na última quinta-feira (9). Em resposta à Brasil Energia, a diretora de Business Development da companhia, Anna Paula Lougon Duarte, informou que a campanha começará nos próximos meses.

A pesquisa terá três fases, com duração total aproximada de 290 dias. Ao todo, a Viridien pretende cobrir cerca de 13 mil km², na qual a Fase 1 cobrirá 5,325 mil km² e durará 90 dias; a Fase 2 cobrirá 5,287 km² com duração de 85 dias; e a Fase 3 cobrirá 6,697 km² e a expectativa é de durar 115 dias.

“Dada a necessidade de ampliar as reservas de petróleo do Brasil à medida que nos aproximamos de um platô de produção previsto para 2030, este projeto visa explorar novas fronteiras geológicas que possam sustentar a produção futura”, explicou Anna Paula sobre o objetivo do programa. Barreirinnhas é uma das bacias localizadas na Margem Equatorial. 

Área que ocorrerá a aquisição de dados sísmicos no projeto Megabar extensão (Fonte: Viridien)

O valor do investimento não foi informado, bem como sobre qual embarcação será utilizada. Sobre este último, a escolha está na parte final, e o intuito é assegurar que a tecnologia e a capacidade da embarcação esteja de acordo com as demandas técnicas e ambientais do projeto. 

No documento emitido pelo Ibama, as embarcações listadas como possíveis na atividade são Amazon Warrior, Amazon Conqueror, Ramform Atlas, Discovery ou Prospector. 

De acordo com Lougon, esta campanha é uma extensão das iniciativas anteriores (também chamada de Megabar), mas com foco em novas áreas e com utilização de tecnologias recentes para explorar e avaliar o potencial de reservatórios não descobertos. O projeto anterior adquiriu 14 mil km² de dados sísmicos.

Fonte: Revista Brasil Energia