O porto de Vitória deve receber investimentos da ordem de R$ 170 milhões para se transformar em um terminal de águas profundas. A promessa foi feita na manhí desta quinta-feira (25) pelo ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito. Para isso, está prevista a dragagem do canal da baía de Vitória. Com isso, ele terá a profundidade ampliada e a largura estendida. Outra novidade divulgada pelo ministro foi a criação de um novo cais para o porto da Capital.
De acordo com o ministro, a assinatura do documento cria um grupo misto de trabalho que irá construir um projeto como novo modelo do porto que deverá ser construído. A previsão é que o projeto seja entregue até o final deste ano, para que ser apresentado a investidores nacionais e internacionais do setor portuário.
Queremos construir um porto público, porém, para termos maior agilidade, idealizamos criar uma concessão, para que os investidores construam e administrem esse empreendimento. Nosso objetivo é trabalhar com fases, para tornarmos o Porto de Águas Profundas uma realidade, enfatizou Pedro Brito.
A dragagem prevê a ampliação da profundidade do que atualmente tem cerca de 10 metros para 14 metros e extensão de 70 para 120 metros de largura. Além disso, serão retiradas as pedras existentes na baia e realizada uma manutenção periódica para evita o assoreamento provocado pela corrente marinha.
O prefeito João Coser explica que as novas medidas pretendem recolocar o Estado nas principais rotas do transporte marítimo mundial. É importante deixar claro que todas estas medidas irão beneficiar todo o Estado, não apenas Vitória. A viabilização da criação do porto de águas profundas na cidade é uma ação extremamente importante para o país, e principalmente para o Estado, avalia o prefeito.