A capital capixaba pretende usar o potencial portuário e o setor de comércio exterior para tentar atrair empresas alemís para a Grande Vitória. Neste final de semana, dirigentes de empresas brasileiros e alemís vão se reunir na cidade de Pedra Azul. A reunião antecede o 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que acontece entre 30 de agosto e 1º de setembro.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória, Sílvio Roberto Ramos, disse que o momento é unir forças para aproximar as relações entre Brasil e Alemanha, trazendo benefícios para o Espírito Santo. Entendemos que precisamos aproximar mais as relações entre Brasil e Alemanha, através do Espírito Santo pelas nossas cidades. Vitória busca se qualificar e se apresentar ao mundo pelas suas características portuárias. Precisamos trocar idéias e conhecimento e trazer inovação para tecnologia, pesquisa e comércio exterior praticados aqui, avaliou.
Em entrevista à Rádio CBN Vitória (93,5 FM ), Sílvio Ramos disse que há expectativa de trazer mais empresas alemís para o Estado. Nossa expectativa é que as relações se favoreçam e que empresas alemís se instalem na região da Grande Vitória. Já temos várias empresas alemís no país, disse.
Para isso, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória acha necessário apoiar a educação e qualificação dos trabalhadores capixabas. Assim, na opinião de Ramos, será possível trazer empresas de alto nível para o Estado. Estamos num processo de consolidação e construção de um parque tecnológico em Vitória. Por meio de parcerias com empresas, com o Instituto Federal do Espírito Santo e com a Universidade Federal do Estado, a Ufes, estamos construindo as condições para termos aqui no estado, empresas de altíssimo nível. Esperamos que os trabalhadores capixabas possam participar desse processo. As conversas durante esse encontro Brasil – Alemanha estão sendo muito boas e isso se vislumbra em um futuro bem próximo, avaliou.
O 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha deve receber 150 empresários alemíes e outros 150 brasileiros. O evento acontece entre 30 de agosto e 1º de setembro, em Vitória, e trará para a cidade a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro da Economia e Tecnologia da Alemanha, Kal-Theodor Freiherr zu Guttenberg, para a abertura do evento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é esperado para o encerramento, dia 1º de setembro. O tema do encontro é Brasil-Alemanha: cooperação para o crescimento e o emprego, – ideias e resultados. (Com informações Gazeta Online )