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Clippings - 26/06/09

Vitória trabalha para ter o primeiro porto de águas profundas do país

O investimento previsto é de, pelo menos, R$ 300 milhões. Com o novo porto, a movimentação de contêineres passará de 300 mil/ano para 1,2 milhão/ano

VITÓRIA [ABN NEWS] – O ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, o prefeito de Vitória, João Coser, e o governador Paulo Hartung assinam, ontem (25), às 9h30, no Palácio Anchieta, um protocolo de intenções para a implantação de um porto de águas profundas em Praia Mole, próximo ao porto de Tubarão, na Capital.

O documento estabelece parcerias entre os governos federal, estadual e municipal para a ampliação do porto público de Vitória (Praia Mole) e a criação de um novo polo logístico intermodal de serviços em uma área ao lado do porto.

Além disso, será criado um grupo de trabalho com representantes de cada esfera de governo. Eles terão 180 dias para estruturar o cronograma de atividades para a implantação do novo porto.

O investimento previsto no projeto é de, pelo menos, R$ 300 milhões. Com o novo porto, a movimentação de contêineres no Estado passará de 300 mil/ano para 1,2 milhão/ano. Estima-se que 2 mil empregos diretos sejam criados. Os impostos arrecadados, que somam hoje R$ 6,6 bilhões, podem ser mais do que duplicados. Pelo acordo, o Estado vai pagar os custos dos estudos necessários para a criação do polo. A previsão é de que o porto de águas profundas inicie a operação em cinco anos.

Às 16h30, o ministro vai se reunir na PMV com o prefeito João Coser, que também é diretor da Associação Brasileira dos Municípios Portuários. Brito encerrará sua agenda com uma vistoria ao porto, pelo cais comercial.

Dragagem

Segundo o prefeitode Vitória, João Coser, o ministro Pedro Brito cumpre duas importantes agendas em Vitória. Uma delas é a abertura do edital para a dragagem do Porto de Vitória. Já, a outra, é a assinatura do protocolo de intenções do porto de águas profundas. Esse é um projeto do município com parceria da Itersindical Portuária que, agora, passa a ter o apoio do Governo do Estado e do Ministério dos Portos, ressaltou.

O prefeito explica que o superporto será fundamental para aumentar a competitividade do Estado. Ele garantirá a centralidade de Vitória no cenário portuário, destacou.

Sobre a dragagem, o ministro Pedro Brito vai lançar o edital para a obra de aprofundamento (retira terra) e derrocagem (retira rochas) do Porto de Vitória. Hoje, o terminal opera com profundidade de 11 metros. Ele passará para 14 metros após a intervenção. O investimento será de R$ 90 milhões do Estado e R$ 80 milhões do governo Federal. A obra vai garantir competitividade ao Porto de Vitória nos próximos 20 anos.

Importância

O Brasil e a América Latina não possuem ainda um porto de águas profundas para contêiner. Só esse tipo de terminal portuário, com profundidade de 16 a 23 metros, atende aos novos navios, chamados porta-contêineres pós-panamax, que transportam o dobro da carga. Em 2011, a previsão é de que a frota mundial desse tipo de embarcação seja de cerca de 670 navios.

Os países que não tiverem portos voltados para atender a esse tipo de navio ficarão de fora das principais rotas de transporte marítimo. Por isso, é importante que Vitória tenha o primeiro porto de águas profundas do país para consolidar a atividade portuária na economia capixaba, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera.

Desde 2007, a Sedec e a Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo já discutiam o projeto de implantação de um porto de águas profundas na cidade. Neste ano, o governo do Estado começou a participar dos trabalhos.