A VLI, empresa de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, tem se destacado por suas iniciativas voltadas à sustentabilidade, especialmente no que diz respeito à eficiência energética. No último Relatório de Sustentabilidade, a companhia apresentou um aumento de 35% no aproveitamento de combustível entre 2012 e 2023, resultado de investimentos em inovação e na gestão de ativos (sustaining). Com mais de 90% das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) derivadas do uso de diesel em suas locomotivas, a empresa intensificou suas estratégias para reduzir esse impacto.
O indicador de eficiência energética ferroviária, expresso em L/kTKB (litros por mil toneladas quilômetro bruto), reflete o volume de combustível consumido para transportar carga. A VLI opera nas ferrovias Norte-Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), sendo que a FNS é reconhecida como a ferrovia de carga geral mais eficiente do Brasil, com trens que chegam a 240 vagões e um índice de eficiência de 1,8 L/kTKB em 2023. Isso permitiu o transporte de 14,5 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) com menor consumo de combustível.
Por sua vez, a FCA, que possui um traçado mais antigo e desafiador, recebeu investimentos significativos em inovação, como a ferramenta Fuelytics, que otimiza o consumo de combustível por meio de modelagem matemática. A implementação dessa tecnologia resultou na economia de mais de 3 milhões de litros de diesel e evitou a emissão de 7 mil toneladas de CO₂. Outro destaque é o sistema Leader, que utiliza condução semiautônoma em parte da frota premium, com potencial de reduzir o consumo de combustível em até 7%.
Além disso, a VLI investiu R$ 500 milhões na aquisição de 27 novas locomotivas para os corredores Leste e Sudeste da FCA, com foco na eficiência energética. Com a renovação da concessão da FCA, a empresa prevê investir mais R$ 29 bilhões nos próximos 30 anos, principalmente em novos vagões, locomotivas e melhorias na malha ferroviária. A companhia é responsável pelas ferrovias Norte-Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA) e por terminais portuários estratégicos em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).
Fonte: Revista Portos e Navios