unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 13/09/10

Volume de contêineres deve aumentar

Estudo prevê que crescimento global cessará somente em 2011.

A HSBC Global Research divulgou um incremento nos volumes de carga conteinerizada em 12% para o ano de 2010, mas o crescimento diminuirá pela metade – 6% – em 2011.

No entanto, a instituição financeira sugere uma maior abertura das taxas de frete global durante o mesmo perãodo, com aumento médio de 17% em dólares por Teu (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para este ano, mas crescendo apenas 2% no próximo ano.

Segundo a HSBC, as movimentações marítimas de recipientes aumentaram em 20% no segundo trimestre de 2010, enquanto os volumes de julho, 12,7 milhões de Teus, foram 11% acima do mesmo perãodo em 2009 e apenas 2% abaixo de julho de 2008.

Em escala global, a demanda permanece forte em rotas intra-asiáticas e, recentemente, também nos comércios entre Ásia e Europa. As taxas de frete cobradas por companhias como a Maersk – que recentemente atualizou a orientação – estão em torno de 30%, devido à demanda saudável, declarou a HSBC Global Research.

Quanto à possibilidade de retorno aos tempos de recessão, a instituição financeira cita um risco limitado. Em um ano típico, o sector [ogístico] gera cerca de 55% dos lucros no segundo semestre, refletindo o momento da alta temporada, disse o banco. Em nossos números revisados, cerca de 48% foi gerado no primeiro semestre de 2010, e 52% deve ser gerado no segundo semestre. Isto implica um abrandamento do ritmo no segundo semestre desse ano, mas também que a tônica para o ano de 2010 é a prudência.

Ainda de acordo com a HSBC, No primeiro semestre de 2010, o modal marítimo cresceu 15% e o aéreo, 25%. Embora haja ssibilidade de uma nova recessão, os fortes números do primeiro semestre implicam que as previsões de risco para 2010 são muito baixas.