Taxa de crescimento computou apenas 0,9% de acréscimo até setembro.
Os volumes do comércio mundial diminuíram no terceiro trimestre, com crescimento de apenas 0,9% nos trimestre que encerrou-se em 30 de setembro. Segundo dados da consultoria CPB Netherlands Bureau, este é o menor valor registrado desde o segundo trimestre de 2009, representando uma enorme queda em relação ao crescimento de 5,2% relatado nos três meses encerrados em 31 de março deste ano.
Com base em dados preliminares, o volume de comércio mundial caiu de 0,6% em setembro ante o mês anterior, afirmou a empresa, em relatório mensal cobrindo o comércio global. Os volumes de importação diminuíram tanto em economias avançadas quanto nas emergentes, a grande exceção sendo a América Latina, onde as importações continuaram a crescer fortemente, afirma o estudo.
A CPB acrescentou que as importações caíram de maneira acentuada na zona europeia, mas que as únicas regiões que alcançaram um crescimento nas exportações foram América Latina e Europa.
Em comparação, o crescimento dos volumes do comércio ficou em 7,2% em 2007, caindo para 2,2% em 2008 e, em seguida, um resultado negativo de 12,9% foi relatado no ano passado.
O relatório acrescentou que a produção mundial industrial recuou 0,2% em setembro, anulando o crescimento de 0,2% alcançado em agosto. A CPB destacou que, entre as maiores potências, o Japão vem experimentando uma queda da produção industrial, com acentuado declínio nos últimos quatro meses.