unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 25/11/09

Volumes dos portos da China retomam índice pré-crise

De janeiro a outubro, o movimento atingiu 59,8 milhões de toneladas.

Analistas do setor admitem que a movimentação de cargas nos portos chineses retornaram aos níveis que antecederam a crise econômica, após o país verificar incremento de 7% nos volumes dos primeiros dez meses deste ano.

Os volumes totais de cargas movimentadas nos maiores portos chineses expandiram 6,8% ao ano para 59,8 milhões de toneladas em outubro, de acordo com o Ministério Chinês de Transportes e Comunicações.

O total de cargas movimentadas nos portos foi de 573,4 milhões de toneladas nos primeiros dez meses deste ano, o que equivale a uma alta de 7% quando comparado aos níveis do mesmo perãodo de 2008.

Segundo o analista de portos da China Merchantis Securities, Ji Min, o crescimento dos portos locais subiu ao nível pré-crise. A recuperação está em linha com nossas expectativas. O governo chinês divulgou um pacote de estímulo econômico de US$ 588 bilhões para incentivar as grandes indústrias do país este ano. Este tem impulsionado a demanda de forte importação para commodities como carvão, ferro e petróleo, explicou.

De acordo com a Alfândega Chinesa, o volume total de minério de ferro importado pela China expandiu 35,7% para 470 milhões de toneladas nos três primeiros trimestres de 2009. Cerca de 60% do minério de ferro foi importado da Austrália e do Brasil.

Conforme o Ministério Chinês de Transportes e Comunicações, o volume de contêineres movimentados dos portos da China retraíram 7,1% no perãodo janeiro-outubro, totalizando 99,8 milhões de Teus (unidade de medida que equivale a um contêiner de 20 pés).

De acordo com Ji, o decréscimo na movimentação de contêineres havia diminuído para 15% de janeiro para 7% em outubro, mas o volume de contêineres era quase improvável que voltasse a subir e atingir um patamar positivo. A recuperação das economias dos Estados Unidos e da Europa está ainda muita lenta no quarto trimestre, mas acredito que as economias ocidentais irão gradualmente se recuperar no próximo ano. A recuperação econômica levará a movimentação de contêineres dos portos chineses a atingirem o crescimento de um dígito, concluiu.