O trade global apresentou recuperação no setor de contêineres no primeiro trimestre do ano, com Índia e China registrando crescimentos de 10% e 7%, respectivamente, face o mesmo trimestre de 2008.
A Macquarie Equities Research estima que o movimento global de contêineres cresceu cerca de 18% nos três primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo perãodo do ano passado. No entanto, a consultoria alega que súbitos aumentos provaram ser insustentáveis, por se tratarem de reposições de estoques.
Ao contrário das previsões de alguns executivos da indústria, que apostam que o crescimento nos próximos meses deve ser moderado, a consultoria espera que os volumes ultrapassem os níveis do primeiro trimestre no restante do ano. No segundo trimestre, a Macquarie prevê aumentos de 9% em relação aos primeiros três meses, com crescimento anual de 14%.
Porém, os dados sugerem que países da Europa e algumas regiões dos Estados Unidos ainda não concluíram seus estoques. A situação deve-se à queda na indústria de bens de consumo no final de 2008. Armazéns acumularam mercadorias que não foram vendidas, e a recessão se agravou.
Na Europa, as pesquisas sugerem que os estoques estão em níveis elevados, sugerindo que o processo de aproveitamento dessas mercadorias ainda está em curso. Desta forma, o aumento dos volumes no comércio será possível quando as reservas chegarem ao fim.