unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/07/10

Volumes nas rotas transpacíficas batem recordes em junho

Exportações da Ásia para os EUA aumentaram 32% em relação a 2009.

Os embarques transpacíficos (entre Ásia e Estados Unidos) com destino aos portos americanos movimentaram 1,23 milhão de Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em junho – montante 32% acima do mesmo perãodo do ano passado, segundo estatísticas da consultoria Alphaliner recém-divulgadas.

O total de importações conteinerizadas computado no mês passado são os valores mais altos registrados para o mês, superando o recorde anterior – em 2007, quando movimentou 1,20 milhão de Teus. Os dados são baseados nas estatísticas preliminares da alfândega americana para mercadorias descarregadas nos EUA.

Grande parte deste incremento corresponde a exportações oriundas da China, que atingiram 840 mil Teus no perãodo. Estes embarques foram carregados na maior parte de maio, quando os portos chineses computaram recorde de movimentações mensais. No entanto, com o anúncio do banco central da China para o RMB (câmbio chinês), permitindo reajuste do yuan em relação ao dólar americano, o volume dos portos chineses pode diminuir nos próximos meses.

Segundo a Alphaliner, ainda não está claro se as exportações da China para os EUA serão substituídas por volumes vindos de Bangladesh, Índia, Indonésia e Vietní por custos menores, ou se todos os trades de exportações asiáticas podem cair.

O forte aumento dos volumes para os EUA desde março também resultou em escassez de espaço nos navios e de contêineres, com níveis de utilização de capacidade superiores a 100% desde abril.