O tráfego de contêineres da Ásia para a Europa teve rápida recuperação em relação à crise do ano passado, com aumento de mais de 25% em volumes em abril. Os últimos dados da ELAA (European Liner Affairs Association) mostram que a recuperação atingida no primeiro trimestre foi mantida no quarto mês do ano.
As linhas de contêiner movimentaram 1,1 milhão de Teus (unidade equivalente a um equipamento de 20 pés) de carga seca e reefer na rota da Ásia para a Europa em abril, em comparação aos 878.129 Teus no mesmo perãodo do ano passado, quando o comércio global foi prejudicado pela recessão econômica.
Mas este total ainda não chega aos níveis de 2008, quando foi embarcado 1,2 milhão de Teus na Ásia com destino ao continente europeu. No primeiro trimestre, os volumes de carga cresceram até 21% em comparação com o mesmo perãodo de 2009.
As taxas de frete também estão apresentando recuperação, com o índice do trade Ásia-Europa registrando 122 pontos em abril, em comparação aos 116 pontos de março e à baixa do exercício passado, quando chegou a 49.