unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/02/21

Wallenius Wilhelmsen desenvolve o primeiro ro-ro movido a vento

AWallenius Wilhelmsen desenvolve um projeto de navio movido a vento, capaz de transportar sete mil veículos a velocidade de até 12 nós a vela. Os planos prevêm a contratação de construção em meados de 2022 e conclusão a partir de 2025. O “Orcelle Wind” também poderá transportar máquinas pesadas e produtos fracionados. A velocidade pode ser aumentada com a ajuda de um sistema de energia suplementar a bordo.

“A Orcelle Wind será nossa base de testes técnica e operacional para inovação de emissão zero, onde podemos avaliar e desenvolver vários combustíveis e tecnologias de emissão zero”, afirma Erik Noeklebye, EVP e COO de serviços de transporte marítimo da Wallenius Wilhelmsen.

Para ser aprovado, o “Orcelle Wind” deve atender aos padrões regulatórios relativos à segurança e desempenho técnico. As necessidades operacionais também devem ser atendidas, como a adequação para implantação em várias rotas de comércio global e a capacidade de manobra no porto em más condições climáticas.

“Será necessária a colaboração dedicada de nossos clientes, parceiros e funcionários de classe mundial para tornar uma iniciativa tão ousada como a “Orcelle Wind” um sucesso”, acrescenta Jasienski. “Mais do que avaliar o conceito, estamos comprometidos em fazer disso um sucesso.”

Características do navio

– Aproximadamente 220m de comprimento com uma largura estimada em 40m
– Capacidade total para sete mil veículos
– Capacidade de transportar maquinários pesados e carga fracionada
– Capaz de atingir velocidades de 12 nós a vela

Fonte: Revista Portos e Navios