A Wärtsilä, líder global em soluções e prestação de serviços para o mercado marítimo e offshore, conquistou um novo contrato como parte do programa que prevê a construção de unidades de perfuração (DRUs) no Brasil para atender à indústria de petróleo offshore.
A multinacional finlandesa fornecerá pacotes mecânicos completos, que compreendem os grupos geradores e propulsores azimutais, para três navios sonda a serem construídos pelo estaleiro brasileiro ECOVIX. As embarcações serão empregadas nos campos do pré-sal.
Para Magnus Miemois, vice-presidente da Wärtsilä Ship Power, a experiência da empresa no fornecimento de soluções completas para projetos offshore complexos é vista como um fator chave. “O programa de construção de sondas de perfuração no Brasil envolve investimentos significativos em embarcações especiais altamente avançadas. Os riscos associados com os prazos de conclusão dos projetos necessitam, portanto, ser mitigados ao máximo”, explica o executivo.
Este é o segundo contrato celebrado até o momento como parte do programa de construção de sondas no Brasil. “A nossa experiência como líder global em integração de sistemas, e o nosso histórico de sucesso no fornecimento de soluções integradas para as aplicações offshore mais exigentes e complexas, acrescenta valor real para a realização do projeto”, completa Miemois.
Cada um dos três novos navios sonda terá seis grupos geradores com motores Wärtsilä 32 e ainda seis propulsores azimutais Wärtsilä para montagem e desmontagem subaquática. A entrega dos equipamentos começa já em 2013.
Os campos do pré-sal brasileiro, que se estendem por 804 km através de Santos, Campos e o estado do Espírito Santo, têm capacidade estimada entre 10 e 16 bilhões de barris. Esses recursos podem fazer do Brasil um dos maiores produtores de petróleo do mundo – o que ganha importância sobretudo diante de um cenário que prevê que a demanda mundial atinja 95 milhões de barris por dia em 2016, segundo relatório mensal da Agência Internacional de Energia (AIE). Isso levou a um grande crescimento da indústria de construção naval do país, e gerou investimentos em perfuração offshore e embarcações de apoio.
Sobre a empresa
A Wärtsilä é uma empresa de origem finlandesa, líder global no fornecimento de soluções e prestação de serviços para navios e usinas termelétricas. Ao enfatizar a inovação tecnológica e a eficiência, a Wärtsilä maximiza o desempenho ambiental e econômico das embarcações e usinas de energia de seus clientes. Em 2011, as vendas líquidas da Wärtsilä totalizaram cerca de 4,2 bilhões de euros. A empresa, que atualmente tem 18 mil funcionários, opera em 70 países ao redor do mundo.
A Wärtsilä está listada na NASDAQ OMX em Helsinki, na Finlândia. Mais informações estão disponíveis no site: www.wartsila.com
A Wärtsilä no Brasil
A Wärtsilä chegou ao Brasil em 1990, onde emprega 600 funcionários. Opera seu escritório matriz e um centro de serviços no Rio de Janeiro, além de outro centro de serviços em Manaus (AM) e possui presença em outros seis estados brasileiros. A empresa projetou e construiu 25 usinas no país e ultrapassou a marca de 2,4 GW em potência instalada. Na área naval, a companhia tem no Brasil capacidade instalada superior a 800 MW em mais de 200 navios e embarcações.